TRAJETÓRIA

Desde o ano de sua fundação, em 2008, o Teatro VagaMundo vem funcionando como um centro de investigação da arte da palhaçaria. A pesquisa desenvolvida pelo grupo busca estabelecer relações criativas entre a comicidade do palhaço e as manifestações populares da cultura brasileira, através de encenações que envolvem a palhaçaria clássica e elementos encontrados na tradição dos animadores de feiras, dos saltimbancos circenses e dos artistas de rua.

Durante sua trajetória, o VagaMundo vem investindo na realização de projetos e pesquisas sensíveis às demandas históricas das minorias sociais, promovendo encontros lúdicos com comunidades sem acesso aos circuitos culturais vigentes no país. Através destas iniciativas, o grupo conduz a pesquisa em palhaçaria no sentido da construção de novos modos de relação entre o artista e o público, e segue aprofundando a investigação sobre o palhaço e o riso como linguagens universais de comunicação e encontro com o outro. Neste ponto, os conceitos de palhaçaria e diferença convergem e se potencializam reciprocamente, instigando a interação entre ator e público, entre a arte e as diferentes experiências de vida e identidades brasileiras, e entre comunidades vulneráveis e a sociedade em geral. 

Em síntese, o Teatro VagaMundo concebe o palhaço como um ser brincante que celebra as diferenças e singularidades, ocupando o lugar de agente problematizador de estereótipos e convenções sociais.

Confirmando a vocação andarilha que o nome do grupo anuncia, o Teatro VagaMundo já realizou apresentações em 18 estados do território brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Piauí, Bahia, Acre e Maranhão.

Além da circulação nacional, o grupo já realizou apresentações em outros países sul-americanos como Colômbia, Argentina, Uruguai e Equador.

Entre os eventos de maior destaque, o Teatro VagaMundo acumula um histórico de participações em festivais conceituados no Brasil e América do Sul:

Festival Alternativo (Bogotá – Colômbia, 2010);
1ª Mostra de Rua do 3º FETISM (Santa Maria –RS, 2010);
3° Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre (Porto Alegre-RS, 2011);
‘Mostra seu Nariz’ do Festival de Curitiba (Curitiba-PR, 2011) ;
2° Encontro de Palhaços em Todo o Lugar (Ribeirão Preto–SP, 2011);
3o Festejo – Festival de Teatro de Joaçaba (Joaçaba – RS, 2011);
Aldeia SESC Ijuí, 2011;
Aldeia SESC Santa Maria, 2011;
19º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo (Florianópolis-SC, 2012);
7o Festival Palco Giratório SESC Porto Alegre – RS (2012);
10° SESC Festclown – Clownbaré Folgado (Brasília–DF,2012);
Verão Band SESC (Torres – RS, 2012);
Festival de Inverno SESC Rio (Nova Friburgo-RJ, 2013);
Festival Palco Giratório Sesc 2013 nas cidades de: Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife, Cuiabá, Porto Alegre, Nova Friburgo, Campo Grande, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Velho e Florianópolis;
Festival Tecendo o Riso, (Concórdia –SC – 2014);

Festival Amazônia Encena – Sesc Rondônia (Porto Velho-RO, 2014);
1o e 3O Encontro de Palhaços da Coxilha (Santa Maria – RS, 2012 e 2014);
FIT Bahia (Salvador – BA, 2014);
Santa Maria SESC Circo (Santa Maria – RS, 2015);
10o Festival Palco Giratório SESC de Porto alegre (2015)
Aldeia SESC Caiçuma das Artes, Acre (2015)
Clownencuentro, Bogotá Colômbia (2015)
Festear – Festival de Teatro de Rua de Caxias (2016)
Festival El Gesto Noble – Carmen de Viboral, Colômbia (2016)
Encuentro Mimo y Clown Salta – Argentina (2016)
Festival Escenarios del Mundo, Cuenca – Equador (2016)
Festival Internacional de Mendonza, Argentina (2016)
Mostra Pé na Rua, Maringá (2017)
V Encontro de Palhaços da Coxilha (2017)
23º Festival El Gesto Noble – El Carmen de Viboral – Colombia (2018)

O Teatro VagaMundo tem um amplo histórico na realização e aprovação de projetos culturais, colecionando diversos prêmios através de editais de incentivo e reconhecimento à produção artística. Nestes casos, o grupo conta com o apoio de colaboradores na elaboração e execução dos projetos, apresentando propostas de interesse público como a democratização do acesso à cultura, a promoção de Direitos Humanos e a inclusão social através da arte.